O instituto Politécnico da Guarda em Portugal está a trabalhar no projeto Magic Eye que tem como objetivo principal permitir as pessoas sem nenhum tipo de movimento nas extremidades superiores e que não podem controlar os movimentos da cabeça, controlar o rato do computador só com o movimento dos olhos.
Depois de analisar alguns casos específicos de pessoas com algum tipo de paralisia cerebral comprovou-se que todos ainda mantinham a capacidade de mover os olhos. Precisamente esta capacidade dos usuários foi potenciada no desenvolvimento dessa aplicação.
Em termos gerais esta aplicação determina a direção do olhar do usuário e posiciona o cursor do rato no monitor do computador.
Para essa aplicação foi eleita uma câmara de alta definição, a UI-1540 Monocromo USB2.0. Um algoritmo especial foi desenvolvido para assinalar coordenadas permitindo o movimento rápido e preciso do cursor, possibilitando ao usuário posicionar o cursor exatamente no ponto de deseja, funcionando como um teclado virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário