Uma das vantagens de utilizar uma rede sem fio é a facilidade de conexão. No entanto, por ser tão prática, essa tecnologia pode não garantir a segurança ideal.
A fim de garantir a proteção dos consumidores de rede Wi-Fi e impedir que usuários não autorizados tenham acesso a essas redes, foram criados alguns protocolos de segurança.
O Conexão Direta preparou uma lista com alguns desses protocolos e suas respectivas definições.
WEP
Wired Equivalent Privacy (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática. Além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio.
As chaves de acesso utilizam 64 ou 128 bits e o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes, que são transmitidos pelas ondas de rádio. Além disso, faz uso de uma função detectora de erros para verificar a autenticidade e dados.
Poucos anos após ter sido lançado, várias vulnerabilidades foram encontradas no uso do protocolo, até que o WPA foi lançado. O uso de WEP contribuiu para a invasão da rede da empresa T.J. Pai Maxx.
WEP2 ou WPA
Wi-fi Protected Access (Wi-Fi de acesso protegido) é uma versão melhorada do WEP. Também é conhecido como TKIP (Temporal Key Integrity Protocol). O recurso surgiu em 2003 para aumentar a segurança do protocolo WEP. As principais mudanças foram no algorítimo de criptografia.
WPA 2 ou 802.11i
O WPA2 é considerada a versão final o WPA. A principal diferença entre o WPA e o WPA2 é a forma com a qual ele criptografa os dados. Enquanto o WPA utiliza o TKIP como algoritmo de criptografia, o WPA2 utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard). O algoritmo AES é consideravelmente mais pesado que o TKIP. Por conta disso, as placas mais antigas não suportam o WPA2, nem com um firmware atualizado.
O AES é o padrão de criptografia utilizado pelo Governo Norte-american
Nenhum comentário:
Postar um comentário